Ligamos para você


Torres- Conheça melhor a nossa cidade.

Torres é um município brasileiro situado no extremo norte do litoral Atlântico do estado do Rio Grande do Sul. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.

O sítio da cidade foi habitado pelo homem desde milhares de anos atrás, que deixou testemunhos físicos na forma de sambaquis e outros achados arqueológicos. No século XVII, durante a colonização do Brasil pelos portugueses, por estar encravado em um estreitamento da planície costeira sulina, o local passou a se constituir rota de passagem obrigatória para os tropeiros e outros desbravadores e aventureiros luso-brasileiros vindos do norte pelo litoral - a única outra passagem que havia então era por cima do planalto de Vacaria - e que buscavam os rebanhos livres de gado que se multiplicavam no pampa mais ao sul e caçavam os indígenas para fazê-los escravos.

Muitos acabaram por se fixar na região e se tornaram estancieiros e pequenos agricultores. E por dispor de morros junto à praia, logo foi reconhecido seu valor estratégico como ponto de observação e controle de passagem, de importância militar e política no processo de expansão do território português sobre o espanhol. Foi fundada ali na última quadra do século XVIII uma fortificação, que entretanto logo foi desmantelada quando a conquista se efetivou.
Praia Grande: Com 2km de extensão, vai da barra do Rio Mampituba até o primeiro afloramento rochoso, que é raso e não tem nome, é a preferida para o banho de mar e onde ocorre a maioria dos eventos esportivos e shows a céu aberto no verão.

Praia do Meio ou Prainha: Com 600m, seguindo até o Morro do Farol, não é muito adequada para banhos, mas da grande beleza natural, parte da praia possui grama.

Praia da Cal: Entre o Morro do farol e o Morro das Furnas, cujo nome se deve á antiga presença de fornos de torrefação de conchas retiradas de sambaquis para fabricação de cal.

Praia da Itapeva: Tem 6km de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita, tem esse nome devido ao Morro da Itapeva quem em Tupi Guarani significa Pedra Chata. Única praia da cidade de Torres que permite o acesso de carros.

Rio Mampituba: Rio que faz divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O nome Mampituba é de origem Tupi e significa Rio de Muitas Curvas, Sua foz foi fixada pelos molhes, o que facilita a saída dos barcos pesqueiros.

Lagoa do Violão: Localizada no centro da cidade e tem esse nome por seu formato original assemelha-se a um violão. Possui de 2km quadrados de extensão, toda pavimentada e iluminada a sua volta e uma passarela também, possui no seu interior peixes, tartarugas e aves aquáticas.


Contatos

Osmar Pinto Imóveis CRECI: 847-J
Vendas: (51) 3664-1388 | (51) 3664 1399 vendas@osmarpinto.com.br
Aluguéis (51) 3626-1388 | aluguel@osmarpinto.com.br
Rua Desembargador Vieira Pires, nº 73 | Praia Grande | Torres - RS


Site desenvolvido por imóvelOffice 2017© - Todos os direitos reservados